top of page
Visita que antecedeu o Curso
A chegada
Todos Estudando
As Reifeições
Apresentações, Música e Encerramento

                                   Curso de Imersão para formação de Expositores Espíritas

                                                          Imersão nos Sentimentos

​

​

                   Corações apreensivos porém confiantes, povoaram o Grupo Espírita Evangélico Família Cristã na manhã de sábado, dia 10 de março de 2018 comprometidos a participar de um Curso de Imersão para formação de Expositores Espíritas, o primeiro neste modo em nossa regional Litoral Sul. O acolhimento fraterno dos nossos irmãos da Ilha Comprida nos  fortaleceu em nosso propósito de aprender a tocar corações...afinal, tínhamos uma equipe preparando com amor as refeições do corpo, e outra que ia nos alimentar a alma. Mas como isso de fato se daria, ainda estava  no nível da curiosidade. Afinal, era um conteúdo imenso para caber em singelas 16 horas de curso. Mas como fora combinado previamente, a leitura da apostila nos traria os procedimentos práticos da exposição em público de temas evangélico-espíritas. Então, o que viéramos buscar em um lugar tão longe de nossos lares e de nossa casa espírita ?

                   Viéramos buscar a comunhão como Evangelho do Cristo, a sensibilidade necessária para sentir no âmago de nosso ser a essência de suas palavras consoladoras e de suas ações exemplares. Viéramos encontrar em nossa própria essência divina a cura de todos os medos e receios que impedem nossa ação no campo da exposição cristã. Viéramos vencer a timidez, o medo,  a ansiedade  e outras mazelas que nos impedem de semear com segurança o Evangelho que conforta corações e consola as dores nesta vida de aprendizado contínuo. E o mais belo foi presenciar  o apoio mútuo, o conselho fraterno que surgiu entre os próprios cursistas, onde os mais seguros fortaleciam os menos seguros!

                    Entre as atividades planejadas para esta imersão,  duas  ficarão marcadas na mente e no coração de quem delas participou : ouvir o Sermão da Montanha e explanar sobre a música apresentada  no Evangelho Cantado. Na primeira, as doces palavras do Mestre Jesus alimentou todos os corações presentes, transportando-nos para o momento em que Cristo nos deixa como legado as Bem –Aventuranças, as normas de amor ao próximo e ensina-nos a orar o Pai Nosso. Juntos, nos transportamos  para o ambiente e para a época em que Cristo falou aos seus discípulos, aos pobres, decaídos, doentes que o seguiam, sedentos por sua atenção, necessitados da cura das dores da alma. Neste momento, não havia encarnados ou desencarnados...todos eram espíritos se confortando no seio das palavras do Mestre. Depois desta experiência, os participantes foram convidados a escolher dois temas do Evangelho Segundo o Espiritismo, que seriam apresentados para seu grupo no domingo de manhã. E assim, todas as dependências do Família Cristã foram ocupadas com irmãos dedicados e comprometidos com o estudo das passagens escolhidas.

                À noite do mesmo dia, alguns frutos já foram colhidos, algumas sementes já foram espalhadas, pois  tudo o que fora recebido durante o dia foi devolvido na atividade do Evangelho Cantado, momento único, de sensibilização máxima do cursista que se doou no intuito de explanar, de tocar corações. Sem bloqueios, os presentes falaram com sentimento, sobre as músicas tocadas e cantadas pelo grupo Notas do Evangelho e assim se prepararam para um sono tranquilo e um domingo desafiador para os que iriam expor os temas preparados.

                Na manhã de domingo, o salão onde foi servido o café da manhã estava diferente. Além do alimento do corpo, os cursistas também se alimentavam do Evangelho, recolhidos em seus pensamentos, concentrados na missão que abraçaram : Ide e Pregai o Evangelho do Cristo. Em grupo, todos explanaram seus temas com a observação fraterna dos monitores e com apoio daqueles que já tinham experiência, mas se colocavam  de novo em desafio ,mas agora em caráter de reciclagem. Depois das exposições, o almoço trouxe a confraternização, o descanso, a descontração, a conversa fraterna...Antes de partirmos, nos fortalecemos mais um pouquinho com a valorosa lição de um passarinho que precisava enfrentar os  desafios da vida e que , ao fortalecer sua coragem, viu um mundo repleto de oportunidades à sua frente. E não faltaram palavras de exemplo de perseverança no trabalho, palavras de incentivo aos novos expositores, para que todos saíssem deste curso de imersão prontos para semear as palavras do Evangelho de Jesus.

​

Por Ana Paula Ribeiro de Oliveira

Centro Espírita A Caminho da Luz

bottom of page